SantoAntonio

Congregação dos Padres Barnabitas

O legado de Santo Antônio Maria Zaccaria​

 ​Os Barnabitas, as Angélicas e os Leigos de São Paulo dedicam-se ao trabalho pastoral em escolas e paróquias, acompanham grupos de jovens, dirigem centros de atendimento social, pensionatos universitários e casas de retiro. Uma outra importante atividade é o apostolado em países que apresentam carência de recursos materiais, tais como: Congo e Ruanda na África, Filipinas e Albânia.
Padres e Irmãos Barnabitas, Religiosas Angélicas e os leigos procuram viver alguns ideais transmitidos por seu fundador, Santo Antônio Maria Zaccaria, admirador apaixonado de São Paulo.
Assim se expressa nos seus escritos:
Chamado à Santidade: “Começa simplesmente a fazer o bem; naturalmente você se sentirá impelido a fazer mais e mais, e tornar-se-á melhor”.
Chamado à comunhão: “Em toda a Sagrada Escritura se lê que Deus coloca o próximo como meio para atingirmos a sua majestade”.
Chamado à missão: “O homem deve pensar e repensar bem, digerir e ruminar quando deve fazer alguma coisa importante. Mas, depois de pensado e entendido, não deve demorar na execução porque, na vida para Deus, a primeira coisa que se procura é a presença e a solicitude”.
Os Padres Barnabitas, as Irmãs Angélicas e os leigos de São Paulo procuram ser fiéis a estas propostas, através do diálogo contínuo com o Crucificado e a Eucaristia, e na meditação atenta da Palavra de Deus e, em especial, das cartas de São Paulo. Sua missão de colaboradores da Igreja os leva a trabalhar em muitos lugares onde hoje estão presentes: Albânia, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Congo, Espanha, Filipinas, Itália, Iugoslávia, Kosovo, Polônia, Portugal, Ruanda e USA.

“O Espírio Santo paráclito … lhes ensinará todas as coisas … , ficando sempre com vocês … ”
S.A.M.Z. – 1502 / 1539