Proposta Pedagógica

Projeto pedagógico alicerçado na congregação Barnabita

O Colégio Santo Antonio Maria Zaccaria, localizado à Rua do Catete, 113 – Catete – Rio de Janeiro – RJ, tem como Entidade Mantenedora a Sociedade Brasiliense de Belas Letras e Ciências, e pertence à Congregação dos Padres Barnabitas. Os Barnabitas mantêm várias escolas pelo mundo e, praticamente desde a sua fundação no século XVI, vêm pautando suas atividades educacionais em uma metodologia prática, criativa, eficiente e aberta a mudanças e diferenças culturais.

Objetivos Gerais do Colégio Zaccaria

O Colégio Zaccaria entende ser testemunho eclesial no campo da educação através de seu serviço específico, em função do ser humano.

Por isso, propõe-se a oferecer uma educação integral formando o jovem para a liberdade e o compromisso, assumindo uma escala de valores humanos e cristãos pautados na coerência e na responsabilidade.

Presente no meio da cidade e assumindo uma bela missão, o Colégio Zaccaria quer ser responsável por: ajudar os jovens a descobrir, pessoal e livremente, sua consciência cristã; a aprofundar esta descoberta; e a adquirir uma sabedoria de vida que os leve a uma opção de fé e à adesão à Igreja.

Deste modo, o Colégio Zaccaria se compromete a ser fiel aos ensinamentos da Igreja Católica, pelos quais pauta a sua proposta pedagógica, baseada em uma ação criadora e profética, pessoal e libertadora, comunitária e realista, permanente e dialogante.

O Desenvolvimento Pedagógico

O trabalho pedagógico se inspira no ensinamento de Santo Antonio Maria Zaccaria, que propõe a gradualidade. A partir da Educação Infantil, estão fixados objetivos precisos a serem alcançados em períodos pré-determinados, através dos Planos de Curso. Tal procedimento, que se estende da Educação Infantil ao Ensino Médio, passando pelo Ensino Fundamental, será capaz de levar-nos a atingir os objetivos pedagógicos propostos. Esses Planos de Curso apresentam, sempre, uma gradualidade, obviamente adaptando-os às diferentes circunstâncias temporais e aos diagnósticos das turmas elaborados ao início de cada ano letivo.

Seleção para Estágio Supervisionado!

O Colégio Santo Antonio Maria Zaccaria, localizado na Rua do Catete nº 113, Bairro Catete, Rio de Janeiro, procura estudantes de Pedagogia e Psicologia para Estágio Supervisionado com Educação Inclusiva.

Interessados devem enviar currículo para o e-mail: curriculo@zaccaria.g12.br